top of page

Acupuntura e Gravidez

Gravidez

A gestação é uma fase de grande mudanças físicas e emocionais. A mulher sente medo, alegria, preocupações, incertezas... tudo ao mesmo tempo! E ainda, sente a revolução que está acontecendo em seu corpo. Sente enjoos, desejos e aversões por alimentos e cheiros, aumento da frequencia urinária, cólicas, constipação, dores de cabeças, entre tanto outro sintomas que podem aparecer. E ela sente tudo isso, com seu entorno dizendo que gravidez não é doença, que ela não deve reclamar, que estes desconfortos são normais!!!!! Não! Não são! Podemos dizer que estes desconfortos são comuns, mas nenhuma dor ou mal estar é normal. Estes sintomas são muito atenuados com a acupuntura.

 

Quando começar a acupuntura e qual frequência:

É indicado fazer desde a descoberta da gravidez, fase com muitos medos e muita insegurança =  1 a 2 tratamentos por mês. Se a gestante preferir, pode ser semanal.

Após semana 36-37 semanalmente e após a 39a semana fazer 2 a 3 vezes por semana até o nascimento. 

Importante lembrar que, mesmo as gestantes que optam pela cesareana agendada podem fazer acupuntura e usufrir de todos os benefícios para diminuir possíveis desconfortos.

​

Alguns sintomas e desequilibrios tratados pela acupuntura:

  • Aspectos Emocionais (irritabilidade, preocupação, tristeza, medo, opressão torácica, insônia, cansaço). As pequenas oscilações de humor são comuns, mas quando elas extrapolam, precisam ser tratadas e reguladas.

  • Sintomas digestivos (constipação, diarréia, enjôo, vômito, inapetência, desejo por doces, refluxo, azia)

  • Dores (cefaléia, lombalgia, pubalgia, sind. tunel do carpo, tendinites, cervicalgia, ciatalgia…)

  • Problemas circulatórios (hemorroida, varizes vulvares, edema, prurido, cãibra)

  • Acupuntura complementa o tratamento de pré-eclâmpsia, hiperêmese gravídica, hipertensão arterial  e retardo do crescimento intra-uterino.

  • Alterações no líquido amniótico (polidrâmnio e oligoâmnio). Com resultado surpreendente, porém deve-se fazer sessões em intervalos curtos, idealmente diariamente ou em dias alternados.

  • Versão cefálica. Idealmente deve-se começar as sessões de acupuntura  para o bebê pélvico com 30 semanas.

Das 30 às 34 semanas, indicamos 1 sessão por semana.

Após 34 semanas, indicamos 2 a 3 sessões por semana.

A gestante recebe um bastão de moxa para fazer um tratamento diário em casa, aumentando a eficácia do tratamento.

​

Se você gostaria de ser atendida por um profissional acupunturista especialista em acupuntura obstétria, procure entre os acupunturistas formados por mim no link abaixo. 

​

Encontre seu terapeuta especialista em Acupuntura Obstétrica

​

​

flavialogo-branca.png

© 2022 por Flávia Ambiel. 

Layout by OXEPEROLA

bottom of page